[Projeto Fliperama] – Testando Algoritmo do Contador de Fichas!

Neste post iremos falar do algoritmo de controle do contador de fichas. Esta pesquisa esta
sendo feita peles seguintes integrantes da Empresa Jr., Rogério, Jean, Lucas e Douglas.

 

Em nosso teste foram utilizados um arduino conectado a uma protoboard, um sensor magnético, um imã (ficha), um botão para simular o Start e um LED que acende simulando início do jogo.

Assim que o imã passa pelo sensor, ele libera o botão de Start, apertando-o o jogo inicia. Após ser apertado o botão de start fica bloqueado, e somente será liberado após inserção de uma nova ficha (melhor explicado no vídeo que esta mais abaixo).

IMG519

 

Nossa intenção é usar no fliperama um fotosensor para o contador de ficha, mas como ainda não adquirimos ele, estamos usando em nossos testes um sensor magnético, conforme figura abaixo:

sensor1

Ele consiste numa ampola de vidro no interior da qual existem duas lâminas flexíveis com contatos especiais em suas extremidades. A ampola, para evitar a oxidação dos contatos, é cheia com um gás inerte. Utilizamos o tipo normalmente aberto (NA) que funciona como um interruptor simples, em condições normais as lâminas ficam separadas e portanto este interruptor se mantém aberto.

As lâminas são feitas com um material ferroso, o que significa que a presença de um campo magnético, como o de um imã, por exemplo, faz com que elas se fechem o circuito magnético atraindo-se , a atração faz com que essas lâminas encostem uma na outra fechando assim o circuito(como mostra a figura do lado direito acima), que em nosso teste era a liberação do botão START.

 

Abaixo um vídeo da simulação:

Abaixo segue o código que foi usado em nosso teste:

 

Comments Are Closed