[Projeto Fliperama] Hackeando um Teclado II

Como já foi comentado em um post anteriormente,  existem algumas funções do jogo escolhido para o fliperama que só podem, ou ficam mais fáceis de serem executadas via teclado, por esse motivo, nesse ultimo sábado fizemos o mapeamento das teclas que iremos utilizar no jogo.

Nosso teclado funciona com duas “folhas” plásticas, elas ficam sobrepostas uma na outra. Cada uma delas possui uma matriz de material condutor,então, quando uma tecla é pressionada, uma pequena corrente elétrica passa pelo circuito da matriz e gera um código ou posição, assim, como cada tecla tem um código específico, o microprocessador do teclado verifica em sua memória o código gerado e consegue  interpretar qual comando executar.

Em nosso Fliperama, as seguintes teclas serão utilizadas no controle do jogo:

–  Esc, Enter, Direcional  para Esquerda e Direcional para Baixo.

 

Abaixo imagem das duas matrizes do teclado que ira ser utilizado:

teclado2

Abaixo imagem da placa do circuito do teclado e a chegada da matriz até ela:

teclado 1

Como cada tecla gera um código diferente, seguimos a trilha dela até a chegada na placa do circuíto , assim, identificamos  quais entradas da placa geram o código da tecla pressionada.

Abaixo imagem de quais posições de entrada da placa devemos fechar contato, para gerar os comandos que iremos utilizar:

figura3

 

Fizemos os testes para cada tecla e funcionou corretamente, podemos entender melhor como funciona a lógica de funcionamento e o circuíto que é utilizado na confecção de um teclado, agora podemos integrar a placa do circuíto do teclado ao projeto e utilizar ela para gerar as combinações das respectivas teclas que iremos utilizar nos comandos do jogo.

Comments Are Closed