[Projeto Fliperama] Enfim, o gabinete!

Olá pessoal! Em uma das minhas postagens anteriores, falei um pouco sobre o software de modelagem 3D Trimble SketchUp. Agora, é hora de mostrar o que podemos fazer com ele, e no que ele nos auxiliou neste projeto do fliperama.

Eu já havia explicado que modelar a máquina em 3D nos auxiliaria a ter uma noção melhor da quantidade de material que precisamos para fabricar o gabinete. Principalmente as chapas de MDF, que precisarão ser cortadas nas mais diversas formas e tamanhos, o que dificulta estimar uma quantidade exata. Porém, ter um modelo em 3D da nossa máquina nos permite não somente levantar o material necessário para construir o gabinete, mas também selecionar a melhor maneira de organizar todos os itens de hardware que fazem parte do fliperama. Assim, podemos organizar a placa mãe, fonte, itens para a refrigeração da máquina, posição do monitor, controles internos e externos, a fixação de tudo isso e muito mais. Como eu já tenho alguma noção de como fazer isso, assumi esta parte do projeto, mais especificamente. Abaixo deixarei algumas imagens de como deverá ficar organizado o nosso fliperama. As medidas e proporções são as mais próximas do real possível, já que a nossa intenção era justamente estimar espaço, organização e aproveitamento dos materiais. Espero que gostem!

teaser_1Aproveitando a oportunidade, já dá pra fazer um esboço do que podemos ou não colocar na lateral da máquina… teaser_5   Vista superior do gabinete, onde deverão ficar os itens que fazem parte do computador que foi doado para o projeto. Instalar os componentes nesta parte do gabinete do fliperama nos permitirá ter acesso fácil de manutenção dos mesmos, além de facilitar a saída do calor produzido pelos componentes, já que a tampa que protege estes itens deverá contar com um ventilador no modo exaustor, retirando o ar quente facilmente. teaser_6   Nesta vista lateral, fica fácil ver que sobrará espaço para acomodar os itens que não estão presentes neste modelo, como por exemplo o Arduino na parte inferior, o coletor das fichas (a caixa preta na parte inferior representa apenas o espaço do detector de fichas) e também dos cabos de ligação e controles que deverão ser adaptados. Na parte frontal da maquina, haverá uma porta com chave para que seja fácil o acesso para a retirada das fichas e manutenção dos equipamentos. teaser_7 Acima, em detalhe, o esboço da fechadura que deverá garantir o acesso ao depósito de fichas da máquina. Uma das coisas legais de ter o modelo 3D pronto é que podemos adicionar e retirar adereços a nossa vontade, como adesivos, cores entre outras coisas a qualquer momento, e ver como a máquina poderá ficar! Beleza, a máquina está modelada! Mas porque não aproveitar que está tudo pronto (pelo menos o modelo) e renderizar logo para ver como o gabinete irá ficar? E que tal um vídeo, para dar uma olhada em volta? Veja abaixo! teaser_1_1teaser_1_2 teaser_1_3

 

Por hoje era isto! Fiquem com o vídeo e até a próxima!

Comments Are Closed