[Projeto Fliperama] – Emuladores, Jogos , ROMs, Compatibilidade….

Após a escolha do nosso primeiro projeto (o Fliperama) e de nos dividimos em grupos,eu e outro membro da célula, ficamos responsáveis da definição dos jogos a serem testados.Pode até parecer simples a escolha um jogo para colocar rodar em uma máquina destas. Porém, existem diversos fatores que nos limitaram em um primeiro momento.

Jogos

Uma das principais escolhas a se fazer inicialmente é a escolha do estilo de jogo que estaremos rodando em nosso fliperama, pois a partir da escolha vamos montar a estrutura logica do nosso projeto. A escolha do jogo irá interferir diretamente na configuração das teclas de nossa maquina, então jogos que apresentam muitas funções não poderão ser implementados em nosso sistema, ou terão que sofrer algumas adaptações…

Como Implementar os Jogos no Fliperama

A estrutura que irá rodar os jogos pode ser um computador ou um console. Na escolha pelo computador, o sistema operacional que optamos para trabalhar será a distro Ubuntu de GNU/Linux, que é gratuito e de código-fonte aberto. Os primeiros testes feitos foram com os jogos nativos do GNU/Linux que são gratuitos e apresentam funções simples. Estes jogos apresentam um baixo nível de requisito de hardware, de forma que nesses primeiros testes usamos um computador com processador Pentium 4 e 512MB de Memória. Testando alguns jogos como Super Tux e Super Tux Kart, que são bem similares aos clássicos jogos do Super Mario da Nintendo. Os dois jogos rodaram perfeitamente bem no hardware citado.

TUX

Alguns anos atrás era extremamente difícil encontrar jogos de  que rodassem em GNU/Linux, mas com o crescimento das comunidades gamer e de software livre , esse cenário mudou, e hoje já conseguimos encontrar vários jogos compatíveis com o GNU/Linux. Também observamos que as empresas desenvolvedoras de jogos estão investindo neste sistema operacional. Conferimos alguns jogos que apresentam uma qualidade gráfica maior e que possam rodar no Linux, como  o ZEQ 2 Lite (Jogo de Luta basedo em Dragon Ball Z) e  Xonotic (Jogo de Tiro em Primeira Pessoa ), ambos gratuitos.

DBZ-FPS

Avaliação dos Jogos Testados

Todos os jogos testados apresentaram pontos positivos e negativos durante o funcionamento, mas mostraram ter uma jogabilidade muito boa.  Como precisávamos ter a definição de alguns jogos para podermos estar montado a estrutura do sistema de controles e o de contador de fichas, inicialmente optamos pelos jogos nativos do GNU/Linux, pois apresentam menor custo de hardware para rodarem. Outra grande qualidade desses jogos, é que para serem usados no Fliperama,  apresentam poucas combinações de teclas a serem usadas. Os jogos com qualidade gráfica superior,apresentam um numero maior de teclas a serem usadas, sendo assim precisaríamos abandonar algumas dessas funções ou estar buscando a adaptação do jogo para que funcionasse perfeitamente na máquina de fliperama.

 

paintown

Precisamos além disto, escolher ou modificar o jogo de modo que o usuário não possa alterar as configurações do jogo, como quantidade de vidas, resolução etc. Isso significa que ou vamos ter de achar um jogo que não tenha estas opções ou teremos de achar um meio de editar o jogo para suprimir essas possibilidades. Como podem ver, não é tão simples como parece, uma vez que os jogos de fliperama eram projetados para a compatibilidade com a máquina de fliperama, contornando assim problemas como estes que enfrentamos agora, quando queremos adaptar um jogo.

Emuladores, ROMs e os Direitos Autorais dos Jogos 

Os emuladores são ótimas ferramentas e auxiliam para a criação do fliperama, pois com eles poderíamos estar utilizando de diferentes tipos de consoles de gerações diferentes. Conseguimos encontrar inúmeros emuladores gratuitos, porem os jogos que rodam em cima desses emuladores (arquivos de jogos na verdade,chamados de ROMs) são arquivos extraidos dos cartuchos originais, e apenas algumas ROMs são liberadas gratuitamente para uso e são em sua maioria jogos de Atari de 1970, onde não havia mais demanda por esses jogos.No Brasil segundo a Lei Nº 9.609 , de 19 de Fevereiro  de 1998, é proibido o uso dessas ROMs em computadores sem seu direitos autorais devidos, mesmo você contendo o cartucho ou CD original do jogo, as ROMs só poderam ser usados como uma forma de backup e não para rodar os jogos.

Este é o motivo pelo qual estamos pesquisando tanto para encontrar um jogo para roda na máquina que estamos projetando. Uma vez que o fliperama ficará exposto para o uso do público, nós não temos o direito de cópia e tampouco de distribuição de um jogo para disponibilizá-lo. Diferentemente do que a maioria das pessoas que monta uma máquina destas, que utilizam emuladores com as ROMs já citadas, nós da FronteiraTec prezamos e muito por valorizar o trabalho alheio e não apoiamos de forma alguma a pirataria. Acreditamos que colocando um jogo livre em nossa máquina estaremos ajudando os pequenos desenvolvedores a divulgar o seu trabalho.

Andamento do Projeto

Em nossas pesquisas, buscamos um jogo que possibilite a execução em full screen, com qualidade gráfica aceitável e que possibilite a interrupção do sistema de controle, de modo que os controles sejam liberados apenas após a inserção da ficha. Certamente não encontraremos o jogo perfeito, mas buscamos por aquele que facilite mais a implementação em nossa máquina. Em alguns jogos, como por exemplo o Super Tux, o jogador conta com vidas infinitas, o que dificulta a implementação do sistema de fichas por exemplo. Em outros jogos, basta que o usuário pressione qualquer botão para que o jogo comece, o que de certa forma não é interessante, pois para isso precisaríamos projetar o sistema de controles com um bloqueio para todas as teclas enquanto a ficha não for inserida, o que dificultaria ainda mais o trabalho da equipe que cuidará desta parte.

Comments Are Closed