[Projeto Fliperama] – Contador de Fichas

Meu nome é Rogério Torchelsen Schmidt, acadêmico do segundo semestre do Curso de Ciência da Computação. Como atuarei mais intensamente no desenvolvimento do “contador de fichas” do Fliperama, a postagem de hoje será sobre esta parte do projeto.

   Como quase todas as máquinas de fliperama (e a nossa não será diferente) necessitam de um dispositivo que libere ao usuário acesso ao jogo/controle, estaremos desenvolvendo um sistema que faça essa liberação. O sistema que utilizaremos, denominado “contador de fichas”, será controlado por um arduino, que fará todo o gerenciamento do início do jogo/botões.

   O acesso/início do jogo se dará com a inserção de uma ficha no “contador de ficha”. Essa ficha será detectada por um sensor e essa informação será processada pelo arduino, que atuará liberando o botão start do painel de botões. O usuário terá um tempo pré-determinado para pressionar o botão “start” e começar o jogo. Após o jogo terminar, será necessário a inserção de uma nova ficha para jogar novamente.

   O sensor que utilizaremos será um modelo simples de photo detecção, possuindo um emissor e um receptor. A ficha, ao ser inserida, passará por um caminho interrompendo momentaneamente (pulso) o feixe de luz do emissor e isso será detectado pelo receptor que repassará essa informação para o Arduino. Nesse momento entra a parte da programação/algoritimo do arduino.

 

Imagem ilustrativa do sistema de detecção de ficha.

 

 

  O algorítimo do arduino fará um monitoramento do sensor de detectação de fichas. Quando for detectada a ficha ele liberará o botão “start” com a disponibilização de alimentação ao botão, via saída digital do próprio arduino. Este botão ficará alimentado até ser pressionado ou até ser esgotado o “tempo de start”.

Nas próximas postagens estaremos informando o jogo que utilizaremos e com isso, alguma informação mais específica do “contador de fichas” quanto a sua integração com o jogo, ou se necessário, alguma alteração na ideia desse sitema.

Comments Are Closed