[Projeto Fliperama] – Código do arduino

Bom galera, projeto fliperama na reta final e como vocês puderam ver em outros posts, fizemos algumas alterações com relação as idéias iniciais do controle que o arduino irá efetuar em nosso trabalho. São duas:

– Adicionamos um display de sete segmentos para mostrar ao jogador a quantidade de créditos que ele ainda possui;

– Adicionamos uma rotina do teclado, controlada pelo arduino, para que ao final dos créditos o jogo volte a tela inicial;

Com as alterações no projeto, tivemos que  mudar praticamente todo o código do programa. Abaixo colocarei o código comentado:

 

Notem que na maioria das declarações das variáveis, utilizamos variáveis do tipo byte. Isso se dá por esse tipo de variável ocupar menos memória e já que não precisamos armazenar grandes dados nestes casos e tendo em vista que a memória do arduino é um tanto limitada, conseguimos dar uma “enxugada” no código. Vale observar que na declaração da váriavel tmp, da linha 56, estávamos utilizando o tipo byte, porém estava dando problema justamente por este tipo de variável armazenar números inteiros de 0 a 255. Para eliminarmos esse problema, passamos a utilizar o tipo de variável unsigned int, que armazena números inteiros positivos de 0 a 65.535.

Ainda precisamos fazer algumas alterações no código por exemplo, no laço da linha 56, precisamos configurar a condição da variável tmp e o valor dentro do delay na linha seguinte, para que o arduino não desabilite o controle antes do tempo determinado.

São alguns ajustes que estaremos realizando no próximo encontro.

No mais, contagem regressiva para montagem do fliperama.

Um abraço

 

Comments Are Closed