O pequeno e surpreendente ATtiny85 da Atmel

Conheça um pouquinho do ATTiny85, um microcontrolador de baixíssimo custo e bastante versátil.

O microcontrolador Attiny85, lançado pela ATMEL, mesma empresa que produz o Atmega328 (microcontrolador responsável pela funcionalidade do Arduino Uno e Nano) apesar de um pouco menor e limitado pra quem está acostumado com Arduino, ele surpreende pelo tamanho e capacidade, ainda podendo ser programável na mesma linguagem e ambiente que o Arduino, e por ser menor e não ter nenhum periférico embutido, uma aplicação simples com o microcontrolador pode durar semanas funcionando apenas com uma pilha de relógio.

2015-01-24-20.30.12-650px-51832

O ATTiny85 pode ser encontrado facilmente por volta de R$10, em encapsulamentos DIP e SMD, e mesmo se não tiver um arduino em casa, é possível programar direto pela porta USB (embora isso requeira alguns alguns componentes e um bootloader gravado no ATTiny).

Recentemente foi lançado um projeto de crowdfunding, o Digispark que alcançou mais de 300.000 dólares, sendo que o necessário para início do projeto eram apenas 5.000 dólares.

Com o tamanho menor e maior economia de energia vem algumas dificuldades e alguns desapegos obrigatórios, como por exemplo o número de portas de entrada e saída de dados, o ATTiny85 contando com 5 (6 se a de Reset estiver desativada) – contrastando com as 13 portas do arduino uno que todos conhecemos. Maiores detalhes sobre a família ATTiny podem sem encontrados no sumário do datasheet.

Em breve vamos trabalhar mais com o ATTiny85 e quem sabe algum modelo superior a ele. É um ótimo microcontrolador para quem está começando nesse mundo, e devido ao seu baixo custo, bastante acessível para projetos stand-alone.

Comments Are Closed