O amadorismo não tem mais espaço

Para te ajudar na hora de colocar sua marca na web, vamos te dar algumas dicas interessantes.

As estratégias de divulgação de produtos, serviços e ideias vem ganhando cada vez mais força na web. Com mais de 3 bilhões de usuários no mundo, e mais de 110 milhões só no Brasil, a internet tornou-se um “lugar” com altas taxas de retorno para seus investimentos em marketing. Ela tornou-se um ambiente de negócios. E, como todo ambiente de negócios, para se ter efetividade, é preciso planejamento e estratégia.

Para conquistar um “lugar melhor ao sol” sua empresa precisará ter presença digital. Não importa o nicho ou o tamanho de seu negócio, mas para ter maior visibilidade e atrair novos clientes é preciso entrar no mundo digital.

Quer um exemplo disso? Você ouve seus amigos falarem de um fornecedor que vem fazendo um trabalho diferenciado, com produtos diferentes, de qualidade e com preço competitivo. Você decide buscar mais informações sobre ela. Onde você faz isso? Na internet, claro. Geralmente, você acessa o Google e digita o nome da empresa. Caso a página dela não apareça nos resultados de busca, de preferência, entre os primeiros da lista, você já fica com o pé atrás, não é?

Este é um exemplo simples de como as pessoas buscam informações sobre qualquer assunto. Na internet você pode pesquisar sobre tudo, tudo mesmo. E, se não está lá, é porque não existe? Não, claro que não. Mas para os 110 milhões de usuários da internet no Brasil, este pode ser um motivo para não comprar produtos da sua empresa.

Para te ajudar na hora de colocar sua marca na web, vamos te dar algumas dicas interessantes. Veja só:

1. Faça um planejamento: defina, antes de mais nada: quais serão as suas ações na web? Quais seus objetivos com elas? Quem vai executá-las, você, o estagiário ou uma empresa especializada? Como serão administrados seu site e suas redes sociais? Quem manterá e responderá eventuais pedidos de informação? Definir o operacional no mundo digital é essencial para que você não deixe seus clientes sem assistência.

2. Saiba quem é seu público-alvo: quem você pretende atingir com suas divulgações on-line? Vai buscar novos clientes? Sem saber quem você quer que veja seu produto ou conheça seu trabalho, ficará um pouco mais difícil ter a efetividade desejada.

3. Tenha um bom (e atrativo) site: o amadorismo não tem mais espaço. Seu site é a fachada de sua empresa na web. Ele precisa ser leve, agradável e de fácil navegação. Além disso, precisa conter todas as informações de sua empresa. Na maioria das vezes, a pessoa não vai te ligar para saber mais detalhes sobre algo que não está claro no site. É provável que ela busque outra página, onde esteja tudo ao alcance.

4. Não fique fora das redes sociais e invista em marketing digital: comece criando uma fan page no Facebook, uma conta no Twitter e outra no LinkedIn. Dica: não crie contas que vai deixar “esquecidas”, sem alimentação de conteúdo. Tenha também um canal no Youtube, pois lá você poderá disponibilizar o vídeo institucional de sua empresa, bem como outros vídeos que julgar relevantes. O vídeo também pode ser publicado no seu site. A grande dica é: produza conteúdo para suas páginas. Não deixe a mesma notícia no site por semanas ou o Facebook sem atualização periódica. Faça campanhas patrocinadas no Facebook, Google Adwords e Linkedin Ads, sempre direcionadas a seu público-alvo. Não sabe como fazer isso? Procure ajuda especializada.

5. Cuidado com o que você vai publicar: acredite, há milhares de pessoas sedentas por conteúdo e você poderá, além de ajudá-las, se beneficiar disso. Produza e publique conteúdo que o diferenciará de outros milhares que também marcam presença na rede. Não fique apenas divulgando seus produtos ou serviços. Muitas vezes é através desse conteúdo de valor que você obterá engajamento de público específico, que, por sua vez, poderá ser seu futuro cliente. Outra questão importante: responda a todas as pessoas que entrarem em contato. Crie uma lista e não os deixe esquecidos.

6. Saiba onde quem chegar e como irá medir os resultados: sabendo qual seu objetivo com todo este trabalho, como você saberá se está chegando lá? No marketing digital, uma das vantagens é que todas as suas ações podem ser monitoradas através das ferramentas específicas. O importante é que você defina quais métricas são relevantes de acordo com seus objetivos e saiba que resultados tem obtido com seus investimentos.

 

Fonte: O2 Multicomunicação

Postado por Gefferson Vivan, Célula Web.

Comments Are Closed