Introdução rápida a Android Stack

Android-Stack

 

O sistema Android foi desenvolvido pela Open Handset Alliance que é liderada pelo Google, baseado em linux sua arquitetura é composta por uma pilha de cinco camadas conhecida como Android Stack. Cada camada é composta por um grupo de programas que executam diversas funções para o sistema.

Na parte baixa da Android Stack está o Kernel Linux, uma versão modificada do Kernel 2.6 para melhor atender o gerenciamento de memória, energia e o ambiente de execução nos dispositivos móveis .

Em seguida vem a camada com as bibliotecas nativas (C/C++), estas trazem instruções para o sistema trabalhar com diversos tipos de dados, como audio, formatos de video, gerenciamento de acesso ao display, renderizador de fontes, banco da dados SQLite, entre outras.

Seguindo está a Dalvik VM, este é o software responsável por rodar os aplicativos nos dispositivos android. Ela é uma maquina virtual baseada em registradores otimizada para utilizar pouca memória e permitir múltiplas instancias a serem executadas ao mesmo tempo. Ela deixa o gerenciamento de memória, processos e o isolamento entre eles para o Kernel Linux.

A camada acima temos o framework de aplicações que fornece todas as ferramentas para a construção de aplicativos, essa camada é escrita em Java e permite aos aplicativos gerenciar funções básicas do dispositivo.

Por fim a camada dos aplicativos que fornece funções básicas como chamadas telefônicas, Navegador web, entre todos ou outros aplicativos para o sistema.

 

Fonte: http://developer.android.com/index.html

 

Comments Are Closed