DirectX 12, o que ele traz de novo?

Primeiramente: O que é o DirectX?

DirectX é um grupo de APIs (Interface de Programação de Aplicação) desenvolvido pela Microsoft para o sistema operacional Windows. Essas APIs servem para padronizar a comunicação entre software e hardware, dessa forma permitindo que os desenvolvedores de aplicações gráficas consigam desenvolver com mais facilidade para os diferentes hardwares que existem hoje.

directX

Logo do DirectX

 

A principal diferença entre o DirectX 12 e os seus antecessores é o grande ganho de desempenho, que comparado a versão anterior é de cerca de 20% a 30% a mais. Mas como ele faz isso?

O DirectX 12 permite aos desenvolvedores maior controle sobre como a GPU é utilizada, removendo grande parte do trabalho dos drivers e do sistema operacional de configurar como a memória e a sincronização são gerenciadas. E ainda as tarefas de processamento são distribuídas mais eficientemente entre os núcleos do processador gráfico, que nas versões anteriores do DirectX grande parte dos processamento era feito em apenas um núcleo.

As CPUs não estão crescendo em performance com as GPUs devido ao fato de que as Unidades de Processamento Gráfico são especializadas em repetir informação e por isso são de mais simples desenvolvimento. Já as Unidades de Centrais de Processamento são feitas para processar vários tipos de informação diferentes ao mesmo tempo, e é por isso que o DirectX 12 é excelente, já que ele utiliza de forma otimizada vários núcleos de processamento ao mesmo tempo.

 

directx-12-logo-100251209-large

DirectX 12

 

Aqui estão algumas imagens liberadas pela Microsoft encontradas no tecnoblog.net sobre o desempenho do DirectX 12:

directx11

Nesta imagem podemos ver um uso tremendo do núcleo 0 (Thread 0). Neste exemplo é utilizado o DirectX 11.

directx12-600x351

Já nesta segunda imagem podemos ver o DirectX 12 em ação, e claramente a distribuição de processos pelos núcleos está bem melhor.

 

 

Autor

Eduardo Mendes Senger – Célula de jogos

fonte das imagens de Benchmark:  https://tecnoblog.net/153600/directx-12-desempenho-compatibilidade/

fonte das demais imagens: Microsoft

Comments Are Closed