[Contas a Pagar] – Ícones no iOS

Esse post é pra você que acha SQL feio e chato! Vamos falar um pouco do desenvolvimento de ícones para o iOS com o case do app Contas a Pagar.

A Apple acha que ícone do seu aplicativo é muito importante e você deveria achar isso também. O ícone é o primeiro contato que o usuário tem com o seu aplicativo e a compra pode ser decidida por ele. Para apps simples, existem muitos concorrentes. Se você procurar “afinador de guitarra” vai encontrar dezenas, de todos os tipos e preços. Mesmo entre os gratuitos, o ícone pesa no fator de decisão.

Uma curiosidade: Um dos aplicativos campeões de venda da App Store chama-se “Flash Player” que possui o ícone semelhante ao programa da Adobe e custa $9,99. O que você acha que esse aplicativo faz?
A descrição diz que é um jogo, as telas de exemplo mostram um jogo de gosto duvidoso, a avaliação do app é péssima e as resenhas se resumem à “Comprei achando que era outra coisa”. É claramente um scam pegando pessoas que querem instalar Adobe Flash no iOS.

Existem algumas regras para os ícones. Não é qualquer desenho do MS Paint que vai passar pela aprovação. A guideline para o desenvolvimento de ícones você encontra aqui, mas vamos resumir alguns pontos importantes:

 

Tamanho

Existe um tamanho específico para os ícones dependendo do dispositivo. Temos iPhones, iPads e iPods no mercado, e todos eles possuem a versão retina display que praticamente dobra o ppi do dispositivo (pixel per inch).

Isso quer dizer que para um iPhone 3GS com tela normal você vai precisar de um ícone quadrado com 57px de lado, enquanto no 4, 4S e 5 o tamanho fica em 114px. A tabela completa pode ser vista abaixo:

Ícone Dispositivo Tamanho
Ícone do Aplicativo (obrigatório) iPhone 57 x 57 pixels
114 x 114 pixels (retina)
Ícone do Aplicativo (obrigatório) iPad 72 x 72 pixels
144 x 144 pixels (retina)
Ícone pequeno para o Spotlight e busca (recomendado) iPhone 29 x 29 pixels
58 x 58 pixels (retina)
Ícone pequeno para o Spotlight e busca (recomendado) iPad 50 x 50 pixels
100 x 100 pixels (retina)

Obs.: Embora o maior tamanho necessário seja 144px para o iPad retina, tenha sempre uma versão com pelo menos 1000px pois ela é necessária no processo de envio com o iTunes Connect.

 

Formato

O formato para os ícones deve ser PNG. É aconselhável que você tenha no seu computador algum software capaz de exportar arquivos nesse formato como o Photoshop, Fireworks, Coreldraw ou Gimp. O formato PNG possui duas variantes: 8 e 24 bits. É recomendavel utilizar a versão 24bits porque possui uma qualidade melhor da imagem e do canal alpha (transparências).

 

Conteúdo Gráfico

Tudo na App Store passa pela aprovação da Apple. Se um App é distribuido lá, é sinal de que alguém aprovou e existem algumas regras para os ícones.

– Não é permitido usar fotografias, o que quer dizer que os ícones são ilustrações.
– O conteúdo precisa fazer sentido e ter algo em comum com o seu App.
– Você pode colocar a logo da sua empresa como detalhe, mas a logo não pode ser o ícone.
– Não é permitido material pornográfico ou qualquer coisa que possa ser considerado ofensivo
– Por último, cada ícone deve ser único para cada App.

 

Acabamento

Quando olhamos os ícones dos Apps, vemos aquele efeito bacana com os cantos arredondados, reflexos e sombras. Um detalhe importante e que vai aliviar muita gente é que esse efeito na verdade é feito automaticamente pelo Xcode. Não precisamos nos preocupar com esses detalhes. Abaixo estou linkando o exemplo da imagem utilizada como ícone do app Contas a Pagar. Note como a imagem é crua, comparando com a imagem finalizada que aparece no iPad.

Ícone Contas a Pagar

Contas a Pagar

 

Comments Are Closed