Conheça o novo Arduino 101

Novidade no mundo maker. Arduino e Intel lançam o Arduino 101!

Arduino_Packaging

 

ROMA — Hoje, na Maker Faire de Roma, Intel e Arduino anunciaram uma nova placa, o Arduino 101, quem possui um módulo Intel Curie (em homenagem a Marie Curie). Sua disponibilidade está prevista para o primeiro trimeste de 2016., com preço inicial de 30 dólares. (Fora dos Estados Unidos, este Arduino será chamado de Genuino).

Graças a tecnologia embarcada no Curie, o Arduino 101 (ou Genuino) terá um acelerômetro de 6 eixos com giroscópio, e hardware que permitirá comunicação sem fios via Bluetooth, além das já conhecidas entradas e saídas disponíveis no clássico Arduino UNO.

Juntas, Intel e Arduino planejam usar esta placa coassinada para promover a iniciativa Arduino 101 in the Classroom, projeto que pretende instruit crianças de 11 a 14 anos de idade sobre as tecnologias emergentes. O Arduino 101 será ainda a placa oficial de desenvolvimento que os competidores usarão durante o reality show America’s Greatest Makers. (esse eu quero acompanhar)

O Arduino 101Specs

O Arduino 101 vai parecer familiar aos usuários de Arduino, pois mantém as medidas 70mmx55mmx20mm do Arduino UNO. entretanto, uma inspeção mais minuciosa revela uma antena embarcada, um novo processador principal, um microcontrolador Intel Quark 32 bits de baixo consumo, conhecido como módulo Curie. O diferencial deste Quark em especial, é o acelerômetro embarcado  de 6 eixos e o módulo Bluetooth de comunicação.

Programar o Arduino 101 é exatamente o mesmo processo de programar um Arduino UNO. Usando a IDE do Arduino, você escreve o seu código, compila e faz o upload para a placa. A Intel também está forneceendo bibliotecas especiais para permitir que os programadores utilizem os atributos únicos do módulo Curie, como o acelerômetro com giroscópio e o módulo Bluetooth. Ainda não estão claros os níveis de suporte de software para estes atributos no momento do lançamento da placa, mas é esperado que a Intel continue melhorando esta experiência de software..

O Módulo Intel Curie

Two Intel Curie modules, the clear tape on the left is standard width Scotch tape

MoreSpecs

Quando foi visto pela primeira vez durante a feira CES deste ano, a Intel havia empacotado o módulo Curie em um pequeno encapsulamento, do tamanho de um botão, onde muitos assumiram que seria enviado ao mercado com uma placa para projetos vestíveis (vide imagem acima). Pelo que se sabe agora, aquele módulo não tem data prevista para liberação no mercado. O Arduino com Curie embarcado é um novo direcionamento para esta tecnologia.

 

 

 

 

 

Intel e Arduino

Esta não é a primeira vez que existe uma colaboração entre a Intel e a equipe do Arduino. A aproximadamente dois anos atrás, durante a Maker Faire em Roma, a Intel e Arduino anunciaram o Intel Galileo, uma placa com microcontrolador e pinagens compatíveis com Arduino. Assim como o Intel Edison, o Galileo era certificado pelo Arduino. O Arduino 101, baseado no Intel Curie, é uma espécie de parceria entre as duas empresas. Ele não precisa de certificação, pois é um Arduino, e pode inclusive, ser mais atrativo para a comunidade por conta disso.

Mas porque 101, afinal de contas?

O número 101 é uma brincadeira com os cursos universitários americanos, em que uma disciplina introdutória ou básica recebe o número 101. Ou seja, a nova placa deles será a ‘base’ para quem quer trabalhar com Arduino a partir daqui.

Resumidamente, as alterações do antigo Arduino UNO para este são as seguintes:

  • Bluetooth LE (Low Energy)
  • Acelerômetro/giroscópio de 6 eixos
  • Dois cores rodando a 32Mhz, um deles com um RTOS (Real Time Operational System), e o outro é o Intel Curie.
  • A placa passa a ter 24Kb de RAM (o Uno tem 2), 196Kb de flash (o Uno tem 32), e agora opera totalmente em 3,3V (o Uno opera em 5V).

 

Post traduzido e adaptado do blog da revista Maker.

Comments Are Closed