Codebender: Programe sua placa diretamente do navegador

Conheci o Codebender já tem algum tempo. Não sei porque não tinha publicado algo sobre ele por aqui ainda, é uma ferramenta interessante e que assim como tantas outras espalhadas pela internet, promove o compartilhamento de códigos e ideias.

Acho que vi algo sobre o Codebender pela primeira vez no Facebook. Acessei a página e achei genial a ideia de poder desenvolver, testar e gravar o código no Arduino diretamente do navegador. A flexibilidade oferecida pelo site, de poder programar a sua placa onde você estiver, bastando que se tenha acesso a internet, é muito legal.

Muita coisa mudou desde a última vez em que acessei o site. Hoje ele oferece suporte a muitas outras placas, como embarcados da Adafruit, Sparkfun, Tinycircuits entre muitas outras, além é claro, de quase (senão toda) a linha de placas Arduino. Basta acessar o site, baixar e instalar o plugin para o seu navegador (funciona bem com o Chrome) e você estará apto a desenvolver e fazer o upload dos seus códigos para a placa que tiver em mãos.

Comunidade
A ideia é que este seja mais um ponto de colaboração entre interessados no desenvolvimento de código e programas para plataformas de hardware aberto. Quando fiz o meu cadastro, lembro de ter convidado alguns amigos para participarem também, o que me rendeu alguns pontos, algo que vou explicar mais adiante. Hoje, o Codebender tem usuários em quase 8 mil cidades ao redor do mundo.

ss+(2015-11-21+at+12.17.09)

Projetos Privados/Públicos
A ferramenta é gratuita, a menos que você queria deixar os seus projetos privados. Funções parecidas com esta são oferecidas também por outros repositórios conhecidos. Você pode facilmente incorporar os códigos armazenados no Codebender em websites, blogs e etc, facilitando também para quem pretende testar os seus códigos, e com poucos cliques, sem a necessidade de instalação de aplicações, carregar o seu código diretamente nas placas disponíveis.

Pontos de Karma
Você ganha pontos por participar de debates no fórum e ajudar aos outros membros. Um sistema de pontuação e agradecimento já conhecido por quem costuma frequentar fóruns, só que aqui, coloca você numa lista dos membros mais ativos ou “favoritados”, de modo que suas ideias e códigos ganham um certo destaque na comunidade.

Codebender Points
Quando você faz algo legal para a comunidade, seja por implementar uma nova ferramenta ou convidar novos membros, você ganha pontos que podem ser trocados por brindes (uma camiseta, inicialmente). Ao convidar um amigo, você ganha pontos e ele também, algo que não acontece quando você ou ele se cadastram diretamente no site.

Se quiser ganhar uns pontos e me ajudar, use este link 🙂

Grava bootloader
Além da função principal de gravação de código na placa, o codebender também pode gravar o bootloader nas placas listadas aqui(inclui também o ATTiny). O bootloader, explicando superficialmente pra quem não sabe, é o responsável por fornecer as instruções necessárias para que a placa ou microcontrolador carreguem e executem o seu código corretamente, toda vez que a placa/microcontrolador são energizados.

Serial Monitor
Função muito útil para monitorar a execução do seu código em tempo real. Basta que você adicione as linhas certas no seu código, para poder ver e entender como o seu código está sendo executado, monitorar valores de variáveis, estado das portas e muito mais.

O Codebender é aberto e seus códigos estão no Github. Se parar para analisar, o Codebender é bastante parecido com o Github, desde ser um repositório de códigos mas também por promover a colaboratividade no desenvolvimento. A equipe do Codebender inclusive cita que o termo DIY “Do It Yourself” (de faça você mesmo) foi substituído pelo DIT, ou “Do It Together” (faça isso junto), devido a facilidade de compartilhar códigos e trabalhar neles em grupo.

As possibilidades são muito grandes, mas a inovação promovida pelo Codebender é justamente a facilidade de programar suas placas sem a necessidade de uma IDE específica e muito menos de ter de levar seu código por aí. Basta ter conexão com a internet e seu código já estará lá, prontinho para ser carregado e testado. Use o Codebender juntamente com diversos simuladores existentes na internet e você poderá testar seus códigos e simular diversas situações para só então, em ambiente de laboratório e com os materiais certos, colocar  a sua ideia em prática.

Comments Are Closed