CHIP: Mais um single board no mercado!

Começou a ser enviada ontem o mais novo mini computador Linux do mercado. O CHIP chega para adicionar variedade, tanto nas possibilidades quanto no preço de venda.

Custando inicialmente 9 dólares, com certeza o CHIP vai causar impacto no mercado. Sabemos que estes pequenos computadores não são capazes de realizar grandes feitos gráficos, mas tem potencial de cálculo e possibilidade de integração que impressionam.

board2

Além disso, existem causas nobres por trás do desenvolvimento dessas placas, assim como o caso do Raspberry Pi, tão conhecido precursor destes pequenos computadores. Mesmo com poder gráfico limitado, o simples fato de oferecerem uma interface gráfica, que permite que milhares de crianças ao redor do mundo tenham o primeiro contato com computação, programação e até um pouco de entretenimento, já é algo pelo qual vale a pena trabalhar e desenvolver. Junte isto ao custo relativamente baixo (o dólar nestes dias não tem cooperado muito, mas enfim) a computação de um modo geral passa a ser realidade na vida de muitos que nem sequer um dia sonharam em chegar perto de um computador.

Dimensões e especificações técnicas do CHIP

0201e7c91948a3e30d8f0e6e79599fef_original

SoC com clock de 1GHz, memória de 512MB DDR3 e memória NAND com 4GB de espaço para armazenar uma distro “capada” de Linux.

41730fa99184e7ab71d84795cfb173a3_original

Conectividade wifi e bluetooth embarcadas na placa principal.

Entitulado como o primeiro computador de apenas 9 dólares, o CHIP prometeu uma diversidade singular na sua campanha de fundação. Com shields para saída de vídeo VGA ou HDMI (prometia inclusive compatibilidade com qualquer tipo de tela), adição de bateria e até mesmo uma espécie de case, que adiciona ao dispositivo tela e teclado, transformando o CHIP em uma espécie de mini game ou celular, a proposta era algo inédito até então.

29d4e1eb454cbfe41e9fd5541aa512db_original

Shields com saída VGA ou HDMI

Existia na época um vídeo mostrando o CHIP rodando um emulador de Nintendo 8 Bits, o que mostrava que apesar de compacto, a single board possuía algum poder de processamento gráfico (emulador de nintedinho, eu sei, mas o seu nintendinho não rodava linux também, ou rodava?) contando com conexões via bluetooth e wifi, o equipamento oferece suporte aos mais variados periféricos.

486a429d068dfbe54705e101cfabfe90_original

Controles conectados via bluetooth e saída de vídeo RCA

Em outras imagens, os criadores sugeriam que o CHIP era tão versátil que poderia ser usado no trabalho de escritório, funcionando mais ou menos como um thin client, aqueles computadores que rodam e armazenam tudo em servidores, fazendo apenas o trabalho de conectar teclado e mouse e mostrar imagem na tela. Aliado a algum espaço interno (4GB de memória flash embutidos), suficiente para armazenar uma distribuição linux específica para o CHIP, pode-se também aprender a programar, trabalhar com áudio entre diversas outras tarefas, já que o mini computador conta com diversas aplicações totalmente funcionais.

deb35ad84fa539a0437f26c8104bb53e_original

Realize tarefas simples em modo gráfico

Como dito antes, o valor do CHIP deve-se ao fato de que ele possui alguns componentes importantes que são vendidos separadamente, mas apesar disso, torna-se uma opção considerável pois nada ficará de fora ao escolher ele para um projeto. Pense em deixar este dispositivo em modo stand-alone, onde a saída de vídeo não será usada. Você ainda tem um computador de 9 dólares realizando tarefas complexas, e não terá dispositivos consumindo energia ou ocupando espaço sem necessidade. Além disto, a conexão com bateria é um diferencial para aqueles projetos que dependem de rodar 24/7 mesmo nos lugares mais remotos!

353b9e889c1a50e0c9122fbd2613a148_original

Conexão direta com bateria e sistema de recarga embutido. Pense no CHIP como se fosse um notebook de formato pequeno, com um desempenho um pouco menor e consumo de energia MUITO menor.

Mas de tudo o que foi dito, pra mim o mais interessante ainda é ter o CHIP como um verdadeiro portátil, e é aí que o conjunto de tela, teclado e bateria entram. Acompanhem uma pequena demonstração em vídeo:

Agora só nos resta aguardar essa belezinha ganhar o mercado, e eu com certeza vou querer garantir o meu, com dólar alto e tudo (porque né, são apenas 9 dólares).

8C19659D-EC75-4034-A13A-166A00BA364A

CHIP rodando Debian 8 no evento Makercon.

Esta foi mais uma postagem para a célula de hardware da FronteiraTec. Siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro das novidades!

Fontes de imagens e vídeos: página do projeto no Kickstarter, revista eletrônica Makezine e Youtube.

Comments Are Closed