Célula de hardware agora conta com placa de desenvolvimento baseada em PIC

Nesta semana, membro da FronteiraTec recebeu gratuitamente da Microchip, uma placa de desenvolvimento baseada no PIC16F1885.

A placa é uma das 2 mil que foram distribuídas para desenvolvedores interessados ao redor do mundo. Diversas delas vieram para o Brasil. Depois que as unidades de avaliação foram distribuídas, a placa passa a custar 10 dólares aos interessados. Produto faz parte de uma campanha de marketing bacana para promover a IDE online de desenvolvimento MPLAB Xpress (com interface parecida com a MPLAB X) .

Pra quem já é familiarizado com o Arduino, a ideia é parecida.
A placa possui como “cérebro” um microcontrolador PIC 16F18855, além de alguns periféricos que facilitam a prototipagem e teste de códigos. Possui 4 leds ligados à saídas específicas do microcontrolador, bem como um potenciômetro, que pode ser utilizado para testes também.

DSC_0107

Suporta as placas “click” da Mikroelektronika, que aumentam ainda mais as possibilidades de aprendizado, como apresentar dados em displays, coletar dados de diversas fontes entre muitas outras coisas.

DSC_0108

Enfim, é uma placa para aprendizado e ambientação com a família PIC. Quando conectada ao computador, ela é reconhecida como um dispositivo de armazenamento qualquer, onde você pode jogar um arquivo do código desenvolvido, e ela vai assumir então este código, e executar as funções que você definiu.

O controlador responsável por permitir a interface USB da placa também é um PIC, modelo PIC18F25K50, que também pode ser regravado, perdendo suas funções de “tradutor” USB e assumindo funções que o programador desejar. Neste caso, o microcontrolador possui poucos pinos de contato, e pode ser regravado utilizando o Pickit3 para que volte à sua função original.

DSC_0109

O código por sua vez, pode ser escrito na IDE online gratuita oferecida pelo fabricante. Cria o código online, baixa, manda pra placa e usa.

DSC_0111

A placa possui diversas outras funções e detalhes, as quais irei apresentar aqui assim que possível. Vai ser bacana poder utilizar esta placa para testar algum código escrito em Assembly, que provavelmente terei de desenvolver durante o semestre na disciplina de Organização de Computadores.

DSC_0112

Para a FronteiraTec, de um modo geral, será uma oportunidade de estudar melhor a arquitetura do microcontrolador, conhecer seus detalhes e começar a pensar em possíveis aplicações com esta que, por diversos motivos, é uma plataforma de desenvolvimento considerada mais profissional que o Arduino, por exemplo.

DSC_0117

Comments Are Closed