Autodesk libera aplicativos gratuitamente!

Dentre os diversos aplicativos, estão o 123D Circuits, 3ds Max, Maya além é claro do conhecido AutoCAD. Confiram aqui maiores detalhes a respeito desta novidade!

Bem, não tem nada de muito novo no fato da Autodesk ter a versão para estudantes da maioria dos seus aplicativos, a comunidade ja está formada e ativa tem bastante tempo. Para quem assim como eu, já teve a oportunidade de utilizar o AutoCAD e imprimir algum desenho ou projeto feito no programa,  deve lembrar que uma mensagem era inserida automaticamente nas bordas da impressão, em forma de marca d’agua, que dizia algo como “apenas para fins educacionais”.

Tudo bem, eu sei que isso não chega a atrapalhar o produto final, realmente, ainda mais se for para fins de aprendizado. Por mais que esta mensagem estivesse plotada nas 4 bordas de toda e qualquer impressão, independente do tamanho da folha, não era realmente um obstáculo para que se pudesse ler o projeto.

123DCircuits_Moneyshot_WhiteBG

Mas o motivo principal de eu estar dividindo esta informação com vocês é que, nem só de AutoCAD vive a Autodesk. Nos últimos anos a empresa tem adentrado em diversas áreas de desenvolvimento, e me admira que a empresa não tenha trabalhado ainda em alguma IDE (se é que já não tem e eu que não sei).

Para quem gosta de fuçar em hardware e eletrônica, a Autodesk tem o já citado 123D Circuits, em nuvem, bem leve e prático. Permite entre outras coisas, montar esquemáticos de circuitos e organizar os componentes em uma placa de circuito impresso (mais ou menos como o Proteus faz, fornecendo inclusive, o bill of materials – lista de materiais e componentes do projeto desenvolvido) e também conta com a montagem e simulação em uma protoboard virtual, que tem disponível também, o nosso amado Arduino.

123D Circuits - tela inicial

123D Circuits – tela inicial

Esse é claro, é um dos aplicativos que mais me chamou a atenção, quando vi a notícia no Blog da Engenharia, informando sobre os aplicativos gratuitos. Além dele, existem outros tantos aplicativos gratuitos, como já mencionei anteriormente, e que também podem ser úteis nas nossas tarefas de estudo aqui na célula de hardware. No projeto do Fliperama por exemplo, utilizei o Google Sketchup para modelar o gabinete que acomodou o projeto. Do lado da Autodesk, temos disponíveis aplicações como o 123D Design, que também pode ser utilizado para finalidades parecidas, contando com uma extensão ainda maior de ferramentas, como no caso do 123D Design, que nos permite modelar usando até mesmo um iPad.

Existem também alguns aplicativos que acredito que podem ser úteis para outras células, ou mesmo para aqueles colegas de curso que tem interesse na parte de modelagem e desenvolvimento de cenários/personagens voltados para os games. Não sei bem como funcionam estes aplicativos, mas a listagem deles e maiores informações podem ser obtidas AQUI. Algumas versões e aplicativos para dispositivos Apple também estão disponíveis.

Screen do Maya LT

Screen do Maya LT

Toda e qualquer licença é válida por 3 anos, e pode ser renovada após este período. Tempo suficiente para aprender e brincar com estes aplicativos. Para efetuar o cadastro basta informar além dos dados pessoais,  o seu nível de escolaridade (ensino médio/superior) e o website da instituição de ensino à qual você frequenta, fiz o cadastro para testar e tudo correu tranquilamente. Existem diversas formas de download de cada aplicativo, e a cada download, você recebe uma cópia de confirmação do serial no e-mail cadastrado.

Screen do 3ds Max 2014

Screen do 3ds Max 2014

 

Aplicativos para instrutores/professores e também para instituições (para instalação em lote nos laboratórios, acredito eu) também estão disponíveis gratuitamente. Vale lembrar também, que estes aplicativos são para uso exclusivamente educacional. Mesmo que a mensagem de “uso apenas para fins educacionais”  tenha sido removida, existem meios de se descobrir se um projeto de qualquer programa da Autodesk foi criado a partir de uma versão educacional de um determinado programa, e isso é claro, vai contra os termos de uso deste tipo de licença. Portanto, se necessitar de algum destes programas para uso comercial, considere adquirí-los.

Era isso! Espero que tenham curtido a novidade, tenham todos um feliz 2015 e até qualquer hora!

 

Comments Are Closed