Arduino e Bluetooth.

Olá pessoal, hoje vou falar um pouco sobre uma das peças extras mais interessantes do mundo chamado Arduino. Então primeiramente, o que é o Bluetooth?

“Bluetooth é o nome dado à tecnologia de comunicação sem fio de que permite transmissão de dados e arquivos de maneira rápida e segura através de aparelhos de telefone celular, notebooks, câmeras digitais, consoles de videogame digitais, impressoras, teclados, mouses e até fones de ouvido, entre outros equipamentos.”

Ou seja, é uma tecnologia sem fio que ajuda na transmissão de dados e até mesmo sinais dependendo do caso. Especificamente no Arduino, pode-se utilizar para através de sinais sem fio ligar equipamentos, enviar um comando para algum eletrônico, etc. E uma poderosa ferramenta para utilizar o Arduino com o Bluetooth, é o celular, que tem a capacidade de enviar sinais (dados, informações) ao equipamento.

Um exemplo: Quero abrir o portão de elevação da minha casa com meu celular. Faço todo o circuito eletrônico do portão com o Bluetooth, Arduino, e depois preciso conectar e enviar sinais com o celular ao Arduino. É claro que precisa ser feito configurações na placa e também no dispositivo móvel  para funcionar.

300pxBluetooth

Essa imagem mostra uma placa Bluetooth, mais precisamente chamada de Bluetooth Mate Silver.

Características do módulo em destaque:

Ele tem particularmente 6 conexões: RTS-0, RX-I, TX-0,VCC,CTS-I, GND. Baud Rate:115200, 8Bits, no parity(sem paridade), Stopbits:1, FlowControl:Xon/Xoff. Comando de configuração: $$$. Senha Padrão(PIN):1234.Todas essas informações e muito mais sobre a placa, você pode encontrar nesse site (inglês).

Para mostrar como montar o Arduino e o Bluetooth, escolhi essa imagem para ilustrar melhor:

arduino-bluetooth

 

Muito importante frisar, que é preciso fazer uma pesquisa e estudo de como se utilizar, para consequentemente por em prática o projeto. Por enquanto é isso, agradecemos sua leitura.

Comments Are Closed