Aplicativos nativos X Aplicativos híbridos

O uso de aplicativos móveis vem apresentando um crescimento muito elevado. As pessoas estão cada vez mais conectadas, utilizando aplicativos para jogos, comunicação, compra e venda de produtos, entre outros. Neste intuito, buscando melhores alternativas de atender as necessidades dos usuários e/ou clientes, as empresas tem percebido a importância do desenvolvimento dos aplicativos. Porem é necessário optar pela melhor solução.

Os aplicativos nativos são desenvolvidos para uma determinada plataforma utilizando a linguagem e as APIs nativas do dispositivo. É possível ter acesso a diversos recursos dos aparelhos como câmera, GPS, calendário, lista de contatos, reconhecimento de gestos de usuários na tela.  Para os aplicativos nativos, nem sempre é necessário internet para o seu funcionamento. Em termos de desenvolvimento, o mesmo é mais demorado, pois é necessário criar um aplicativo para cada plataforma existente no mercado. Quando o aplicativo precisa consumir mais recursos de hardware, o aplicativo nativo por ser mais rápido e confiável, podendo atender melhor.

Os aplicativos híbridos possuem características do aplicativo nativo e de aplicações web. Seu desenvolvimento consiste na utilização de tecnologias web, com HTML5 e o JavaScript. Uma das principais características é a multiplataforma, ou seja, é possível desenvolver para qualquer dispositivo, trazendo a redução dos custos de produção. O desenvolvimento dos aplicativos híbridos é muito mais ágil. Se você não sabe a plataforma que seu público utiliza e também não possui nenhum problema em exigir que o usuário esteja conectado a internet, um aplicativo híbrido é uma boa opção.

Depois de saber disso tudo, é interessante fazer-se uma boa avaliação, pois sem dúvida o aplicativo ideal é aquele que além de oferecer uma solução conveniente, atende as necessidades da empresa.

Comments Are Closed